Camisa oito marca 23 pontos, com direito a nove aces, e seleção brasileira triunfa por 3 sets a 0
Estreias costumam ser jogos tensos, mas o Brasil tratou de mudar essa história no torneio feminino de vôlei sentado das Paralimpíadas 2024. Na manhã desta quinta-feira (29), já tarde na capital francesa, a seleção brasileira teve grande atuação e venceu Ruanda por 3 sets a 0. As parciais foram de 25/13, 25/10 e 25/7, em pouco menos de uma hora de partida na Arena Paris Norte.
Suellen foi a maior pontuadora do jogo, com 23 pontos (nove aces), e comandou a vitória do Brasil, atual vice-líder do ranking feminino. Capitã da seleção e melhor atacante do mundo em 2022, Janaina também se destacou, derrubando nove bolas. Técnico da equipe verde e amarela, Fernando Guimarães é irmão de Zé Roberto, que, em Paris, conquistou o quinto pódio da carreira no vôlei.
– Primeiro jogo é sempre complicado, todo mundo nervoso e eu também, mas deu tudo certo. Fomos nos soltando, e todas puderam jogar – avaliou Fernando
Adversária das brasileiras na estreia das Paralimpíadas, Ruanda é a principal seleção feminina da África no vôlei sentado e ocupa o quinto lugar no ranking mundial. O time, porém, vive um drama. Uma das atletas – que não teve o nome divulgado – está desaparecida desde o dia 20 de agosto, quando chegou à França. Autoridades do país europeu investigam o caso.
A seleção brasileira feminina de vôlei sentado tem duas medalhas de bronze em Jogos Paralímpicos. A primeira veio em casa, no Rio de Janeiro, em 2016. Cinco anos depois, o Brasil voltou ao pódio, em Tóquio.
No ciclo de Paris, a equipe verde e amarela conquistou o título mundial de forma inédita. A competição aconteceu em Sarajevo, na Bósnia, em 2022. Desde então, as brasileiras fizeram um pacto para ganhar medalhas em todos os torneios nos quais competissem.
Focado na busca por medalha, o Brasil está no Grupo B e voltará à quadra no sábado (31), a partir de 15h (de Brasília), para enfrentar o Canadá, atual líder do ranking feminino de vôlei sentado. A última partida na fase de classificação das Paralimpíadas será contra a Eslovênia, sexta do mundo, na segunda-feira (2), às 9h (também de Brasília).
– O Canadá é um adversário muito difícil. Tem quatro jogadoras interessantes, a levantadora é rápida. Estamos vivendo dia e noite o jogo contra as canadenses, porque (a vitória) é o que precisamos para sair em primeiro do grupo. Vai ser muito complicado, mas estamos bem preparados. Nunca chegamos tão bem a uma competição. Espero que coloquemos em prática o que temos treinado – disse o técnico brasileiro Fernando, antes de completar:
– Ficaremos muito felizes e orgulhosos com a prata, com o bronze, mas viemos buscar o ouro.
O torneio feminino de vôlei sentado reúne as sete melhores seleções do ranking em Paris: Canadá, Brasil, Estados Unidos, China, Ruanda, Eslovênia e Itália, nessa ordem. A oitava participante é a França, 30ª do mundo no momento, mas que se classificou por ser país-sede.