Casa dos tifosi, apaixonados fãs da Ferrari, Circuito de Monza é um dos mais tradicionais da F1 e está presente no calendário desde 1950.
Uma das pistas mais amadas por fãs e pilotos, o Circuito de Monza sediará no próximo fim de semana a 16ª etapa da temporada 2024 de F1, o GP da Itália. A prova sucede oGP da Holanda, que coroou Lando Norris, da McLaren, como vencedor neste domingo.
Monza é a casa dos tifosi, como são chamados os torcedores da Ferrari. E assim como a escuderia, está presente na F1 desde o surgimento da categoria em 1950. O circuito só não sediou um GP da Itália: em 1980, quando a prova foi realizada no Autódromo Enzo e Dino Ferrari em Imola.
O maior vencedor do GP da Itália é Michael Schumacher, justamente um dos principais pilotos que passaram pela Ferrari – o heptacampeão triunfou cinco vezes.
Empatado com ele está Lewis Hamilton. O britânico chegou a ser vaiado pelos italianos ao subir no topo do pódio com o macacão da Mercedes há alguns anos mas, a partir de 2025, estará em Monza vestindo vermelho; o também sete vezes campeão é o novo contratado da escuderia da casa.
Como já é de se esperar, quando se trata de construtores, a Ferrari é quem tem mais triunfos no GP da Itália: 19, contra 11 da McLaren. No ano passado, a escuderia chegou perto de disputar a vitória da etapa com Carlos Sainz, pole position.