Válida como a 18ª etapa desta temporada, corrida em Marina Bay sucede a fase europeia do atual campeonato
Depois de três meses pela Europa, a F1 retorna ao continente asiático. Daqui a uma semana, será a vez do GP de Singapura, válido como a 18ª etapa deste campeonato. Prevista para os dias 20 a 22 de setembro, a corrida no Circuito de Marina Bay dá continuidade à fase final de uma temporada muito competitiva – com sete vencedores diferentes em 17 provas já realizadas.
Singapura já recebeu 14 GPs da F1 desde sua estreia em 2008 – ano marcado pelo escândalo do Singapuragate, a batida intencional de Nelson Piquet Jr. para beneficiar Fernando Alonso e ajudar o bicampeão a vencer a prova, afetando diretamente a disputa pelo título entre Lewis Hamilton e Felipe Massa.
O maior vencedor da pista asiática é o ex-piloto e tetracampeão Sebastian Vettel; do atual grid, Lewis Hamilton levou a melhor em quatro ocasiões. A pista é a única, dentre as que compõem o atual calendário da F1, em que o líder do Mundial de pilotos Max Verstappen nunca venceu.
Na edição passada da corrida, o tricampeão da RBR sofreu uma anormal queda de rendimento em seu carro e viu Carlos Sainz, da Ferrari, guiar com tranquilidade rumo à vitória. O melhor resultado do holandês em Singapura foi um segundo lugar em 2018.
A prova é a última antes das segundas “férias” da F1: um intervalo de quatro semanas antecederá a fase americana e as últimas corridas do calendário de 2024.
Horários do GP de Singapura
Sexta-feira, 20 de setembro
06h30 – Primeiro treino livre (TL1)
10h – Segundo treino livre (TL2)
Sábado, 21 de setembro
06h30 – Terceiro treino livre (TL3)
10h – Classificação
Domingo, 22 de setembro
9h – Corrida
Transmissão
A TV Band exibe a corrida e a classificação na TV aberta. A Bandsports exibe os treinos e a classificação na TV fechada.