Apesar de conquistar o terceiro pódio no Circuito de Marina Bay neste domingo, tricampeão não conseguiu vencer nenhuma vez na carreira na pista asiática
O incontestável desempenho de Lando Norris no GP de Singapura deste domingo repeliu Max Verstappen da liderança e não só confirmou a vitória do piloto da McLaren na prova, como também manteve o status do Circuito de Marina Bay como única pista do atual calendário da F1 que ainda resiste à dominância do holandês na categoria – apesar de sua má fase.
Max coleciona vitórias em 23 das 24 atuais sedes da F1 neste ano. A única exceção fica por conta de Singapura, onde ele tem um quarto lugar como posição média de chegada e já bateu na trave pelo menos duas vezes: em 2018 e neste domingo, chegando em segundo em ambas as ocasiões.
No entanto, em 2018, ano da vitória de Lewis Hamilton, o holandês esteve bem mais perto do que na edição 2024 da corrida. Na época, cruzou a linha de chegada a 8s9 do vencedor; desta vez, ficou totalmente à mercê de Norris, que pôs 20s sobre ele.
Essa foi a oitava visita do tricampeão à pista asiática. Em 2015, ele estreou pela STR (atual RB) com um oitavo lugar na prova em que ficou marcada por sua recusa à ordem de equipe dada para favorecer o então colega Carlos Sainz.
Em alto e bom som, Verstappen respondeu com um sonoro: “Não!”. Mesmo que tenha dificultado o companheiro a ir atrás de Sergio Pérez, na época da Force India (hoje, Aston Martin), ele foi elogiado pelo chefe de equipe Franz Tost.
O primeiro pódio em Singapura veio só em 2018, segurando Sebastian Vettel da Ferrari atrás dele. Um ano antes, ele havia sofrido uma forte colisão com Kimi Raikkonen logo na abertura da prova e ainda arrastou o tetracampeão consigo. Na edição 2019, Max foi coadjuvante na dobradinha da escuderia italiana, liderada pelo alemão e com Charles Leclerc em sua frente.
A corrida ficou fora da F1 por dois anos devido à pandemia do coronavírus. Mas quando retornou, já no meio da era Verstappen, pareceu ter anulado completamente a irrefreável superioridade do holandês da RBR sobre o grid.
Em 2022, Max largou apenas em oitavo porque não teve combustível suficiente para a última tentativa no Q3 da classificação, que coroou Leclerc como pole. Em prova que poderia ser decisiva para seu bicameponato, ele chegou na sétima colocação, vendo o colega da RBR, Sergio Pérez, vencer.
Já em 2023, o infortúnio se espalhou nas duas garagens da equipe austríaca: Verstappen e Pérez classificarma-e apenas em 10º e 13º, respectivamente, o que foi o pior desempenho da RBR em classificações nos últimos cinco anos.
A pole ficou com Carlos Sainz, que venceu de ponta a ponta no que seria o único grande prêmio daquele ano a não ser vencido nem por Max, nem Checo. O holandês foi quinto e seu tricampeonato, adiado, de novo – para o GP do Catar.
Neste domingo, Norris conquistou sua terceira vitória na temporada, liderando de ponta a ponta o GP de Singapura. Largando da pole, o piloto da McLaren não tomou conhecimento de Verstappen atrás dele, estendendo o jejum de triunfos do tricampeão em 2024 para oito GPs.
Para o tricampeão, adicionar Singapura à coleção de 61 vitórias que já contam com triunfos no Bahrein, Arábia Saudita, Austrália, Japão, China, Miami, Emilia-Romagna, Mônaco, Canadá, Espanha, Áustria, Inglaterra, Hungria, Bélgica, Holanda, Itália, Azerbaijão, Estados Unidos, México, São Paulo, Las Vegas, Catar e Abu Dhabi, ficará para o ano que vem.
A F1 retorna daqui a quatro semanas com o GP dos Estados Unidos, 19ª etapa da temporada 2024, em 20 de outubro.