AM Store
Serralheria Kuhinica
GP Fluidos
Mbrindes
KEMBO
InícioAutomobilísmoFórmula 1Verstappen se preocupa com má fase: "Carro difícil de pilotar

Verstappen se preocupa com má fase: “Carro difícil de pilotar

-

Tricampeão está agora há cinco corridas sem vencer em 2024, maior jejum da carreira desde 2020; apesar de seca, ele ainda lidera o campeonato de pilotos da F1

A sequência de derrotas da RBR nesta temporada da F1, estendida após o triunfo de Lando Norris no GP da Holanda deste domingo, não está passando despercebida para a equipe. Max Verstappen admitiu que o time não anda bem das pernas e reconheceu que ainda não se sabe a causa da queda de rendimento do RB20, carro da hexacampeã de construtores de 2024.

– O problema não estava ocorrendo nas primeiras corridas, mas algo no carro o tornou mais difícil de pilotar agora. E é muito difícil identificar a origem disso no momento – avaliou o tricampeão.

Max não vence há dois meses, ou cinco GPs. Ele não ficava tanto tempo fora do topo do pódio desde 2020, quando ainda era coadjuvante na categoria então dominada pela Mercedes de Lewis Hamilton. Seu último triunfo foi na Espanha, em junho. Na corrida deste domingo, chegou em segundo lugar.

– O fim de semana inteiro teve as mesmas limitações, e eu corri com o mesmo ajuste do carro desde o primeiro treino livre até a corrida. Estamos muito lentos, mas também estamos mal quando se trata de degradação dos pneus. Isso é um pouco estranho, porque éramos bons nisso nos últimos anos. Algo está dando errado com o carro, que precisamos entender e tentar melhorar rápido. Simplesmente não está havendo um equilíbrio entre a dianteira e a traseira – detalhou.

Lando Norris ultrapassa Max Verstappen no GP da Holanda de F1 em 2024 — Foto: Mark Thompson/Getty Images

Nas últimas cinco corridas, o holandês da RBR ficou fora do pódio em três – só chegou em segundo no GP da Inglaterra e neste domingo, na Holanda. De lá pra cá, somou 68 pontos no campeonato que, mesmo com a queda de rendimento, segue liderando: são 70 pontos de vantagem sobre Norris.

Apesar de começar o campeonato com quatro triunfos em cinco corridas, a RBR começou a perder terreno com a evolução da McLaren a partir de Miami, em maio. O momento também coincidiu com uma aparente perda de desempenho do RB20: o carro começou a sofrer nas pistas de rua, mais acidentadas, casos de Miami e Mônaco, mas sua queda de ritmo persistiu e tem se acentuado.

Neste domingo em Zandvoort, Max se queixou do carro ao longo da prova: o veículo não respondia aos seus comandos, saía de traseira e também estavam sofrendo com muita degradação, problema recorrente nessas últimas provas.

Max Verstappen foi 2º no GP da Holanda de F1 em 2024; holandês não vence há cinco corridas — Foto: Vince Mignott/MB Media/Getty Images

Ele, que é o maior vencedor em atividade no circuito holandês, não pôde quebrar o recorde de vitórias da etapa. Ao menos, conseguiu compensar o prejuízo com um segundo lugar na prova – que chegou a liderar, largando melhor que o pole Norris, até ser ultrapassado sem oferecer resistência ao rival.

– Eu estava só guiando, cuidando dos pneus. Mas, em um determinado momento, nada mais estava girando ou respondendo. Então, Lando se aproximou bastante, e na volta seguinte, não havia nada que eu pudesse fazer. Assim que ele passou, eu me concentrei apenas em fazer minha corrida, tentando chegar ao menos em segundo lugar – explicou Verstappen.

Se a situação do tricampeão no Mundial de pilotos, a nove voltas do fim da temporada, segue tranquila apesar dos pesares, a RBR está sob iminente ameaça da McLaren no campeonato de construtores: a vantagem da austríaca na liderança caiu de 42 para apenas 30 pontos.

A F1 retorna no próximo fim de semana, em 1º de setembro, com o GP da Itália – válido como a 16ª etapa da temporada.

Must Read

Flamengo desafia desfalques e altitude para confirmar vaga diante do Bolívar...

0
Desfalcado e na altitude de La Paz, o Flamengo vai em busca da vaga nas quartas de final da Copa Libertadores nesta quinta, às...