Volta do britânico pôs 0s1 de vantagem sobre o colega de equipe, Piastri; Russell largará da terceira colocação em dia ruim para Verstappen, apenas sétimo no grid
Depois de vencer na Holanda há uma semana, Lando Norris ganhou um impulso extra para buscar seu terceiro triunfo em 2024; desta vez, no GP da Itália. O britânico liderou a dobradinha da McLaren na classificação deste sábado e garantiu a pole position da etapa com volta de 1m19s327 – colocando 0s1 sobre o colega Oscar Piastri. George Russell garantiu o terceiro lugar, já na bandeirada.
Essa é a quinta pole position de Norris na carreira e a quarta nesta temporada; ele também partiu da posição de honra no grid na Holanda, onde quebrou uma sina pessoal e venceu, pela primeira vez, depois de começar a corrida da primeira colocação.
O britânico já venceu duas corridas neste campeonato e busca aproximar-se de Max Verstappen na liderança do Mundial: são 70 pontos separando o piloto da McLaren do tricampeão da RBR, líder na tabela.
A classificação se desenrolou inicialmente como uma demonstração de força entre a McLaren e a Mercedes, além da Ferrari – também com ritmo positivo desde a sexta-feira em Monza. As margens, até então, não eram tão grandes: não passavam de 0s2 entre os quatro primeiros colocados.
Desta forma, uma enfraquecida RBR também andou mais próxima das equipes da frente. No Q3, porém, a McLaren se sobressaiu ligeiramente – mas a vantagem para Verstappen, em especial, cresceu exponencialmente. A Mercedes também não teve fôlego no fim; ainda assim garantiu a vaga na segunda fila com Russell e volta ao top 3 após o sábado mais fraco em Zandvoort, há uma semana.
Resultado
Lando Norris (McLaren) – 1m19s327
Oscar Piastri (McLaren) +0s109
George Russell (Mercedes) +0s113
Charles Leclerc (Ferrari) +0s134
Carlos Sainz (Ferrari) +0s140
Lewis Hamilton (Mercedes) +0s186
Max Verstappen (RBR) +0s695
Sergio Pérez (RBR) +0s735
Alexander Albon (Williams) +0s972
Nico Hulkenberg (Haas) +1s012
Fernando Alonso (Aston Martin) – Q2
Daniel Ricciardo (RB) – Q2
Kevin Magnussen (Haas) – Q2
Pierre Gasly (Alpine) – Q2
Esteban Ocon (Alpine) – Q2
Yuki Tsunoda (RB) – Q1
Lance Stroll (Aston Martin) – Q1
Franco Colapinto (Williams) – Q1
Valtteri Bottas (Sauber) – Q1
Guanyu Zhou (Sauber) – Q1.
A largada do GP da Itália de F1 será neste domingo, 1º de setembro, às 10h (horário de Brasília). O ge acompanha tudo em tempo real.
Q1 – 18 minutos e cinco eliminados
Leclerc anotou, nos minutos iniciais, o tempo de referência, até ser desbancado por Norris com 0s1 de vantagem do britânico. No último terço do segmento Sainz anotou a terceira melhor volta, registrada anteriormente por Verstappen. Depois, o espanhol da Ferrari foi superado por Piastri.
Alguns pilotos, como Sainz, Norris e o calouro Franco Colapinto, tiveram escapadas da pista que comprometeram algumas de suas voltas – o argentino da Williams, que estreia na F1 neste GP até o fim do ano no lugar de Logan Sargeant, acabou eliminado ainda no segmento de abertura. O único a se salvar foi Daniel Ricciardo, que estava no Z4 do Q1 e anotou o 15º tempo nos últimos minutos.
ELIMINADOS
16º YUKI TSUNODA (RB)
17º LANCE STROLL (ASTON MARTIN)
18º FRANCO COLAPINTO (WILLIAMS)
19º VALTTERI BOTTAS (SAUBER)
20º GUANYU ZHOU (SAUBER)
Q2 – 15 minutos e cinco eliminados
Após as primeiras voltas rápidas, Norris era quem aparecia na frente. Porém, Hamilton superou sua marca com 0s086 de vantagem a menos de oito minutos da bandeirada.
No último minuto, Verstappen passou à frente do britânico da McLaren com uma curta diferença para o heptacampeão da Mercedes: 0s021. Dos pilotos na zona de eliminação, nenhum conseguiu se salvar com suas últimas tentativas.
ELIMINADOS
11º FERNANDO ALONSO (ASTON MARTIN)
12º DANIEL RICCIARDO (RB)
13º KEVIN MAGNUSSEN (HAAS)
14º PIERRE GASLY (ALPINE)
15º ESTEBAN OCON (ALPINE)
Q3 – 12 minutos e disputa pela pole
Após as primeiras tentativas, Norris era o mais rápido, separado por apenas 0s035 do colega Piastri e com 0s2 sobre as Mercedes de Russell e Hamilton. Verstappen, um dos primeiros a completar sua volta rápida, fez só o oitavo tempo até então.
No retorno dos carros à pista já na parte final do segmento, Norris cruzou a linha de chegada com a melhor volta, desbancando a marca anteriormente registrada por ele próprio. Piastri confirmou o segundo lugar – agora, a 0s1 do companheiro. Verstappen abortou sua volta e ficou com o sétimo lugar.