Piloto da McLaren vai largar ao lado de Max Verstappen na corrida deste domingo, com Lewis Hamilton na segunda fila em terceiro lugar; sessão foi interrompida por batida de Carlos Sainz
Seguindo na melhor fase de sua carreira na F1, Lando Norris conquistou neste sábado sua sexta pole position da carreira e a quinta desta temporada. O piloto da McLaren anotou 1m29s525 na classificação do GP de Singapura neste sábado, superando Max Verstappen com vantagem de 0s2 e ficando à frente, também, de Lewis Hamilton.
Ao todo, o britânico da McLaren chega a seis poles na carreira; contando as últimas seis provas, agora são quatro vezes largando da posição de honra no grid – feito que ele também alcançou nos GPs da Hungria, Holanda e Itália.
Verstappen repetiu seu melhor desempenho em classificações obtido anteriormente nas edições de 2017 e 2018 da prova. Ele, porém, não venceu em nenhuma das ocasiões, fazendo de Singapura até hoje a única pista do atual calendário na qual ainda não conseguiu ganhar uma
A primeira passagem de Norris foi a 0s1 de Verstappen, mas sua vantagem era tanta que, já na liderança, ele reduziu seu próprio tempo em 0s7. No Q2, ele foi superado por Hamilton e viu o colega Oscar Piastri anotar o tempo de referência. Porém, pôs quase meio segundo sobre o companheiro da McLaren no segmento final, e manteve-se na dianteira mesmo com o avanço do tricampeão da RBR.
A Mercedes conseguiu garantir uma segunda fila só dela pela primeira vez desde o GP da Espanha, com 0s1 sobre Piastri. O resultado veio apesar de muitas queixas de Hamilton e George Russell, em quarto lugar, sobre o carro.
- Lando Norris (McLaren) – 1m29s525
- Max Verstappen (RBR) +0s203
- Lewis Hamilton (Mercedes) +0s316
- George Russell (Mercedes) +0s342
- Oscar Piastri (McLaren) +0s428
- Nico Hulkenberg (Haas) +0s590
- Fernando Alonso (Aston Martin) +0s689
- Yuki Tsunoda (RB) +0s829
- Charles Leclerc (Ferrari) – SEM VOLTA
- Carlos Sainz (Ferrari) – SEM VOLTA.
- Alexander Albon (Williams) – Q2
- Franco Colapinto (Williams) – Q2
- Sergio Pérez (RBR) – Q2
- Kevin Magnussen (Haas) – Q2
- Esteban Ocon (Alpine) – Q2
- Daniel Ricciardo (RB) – Q1
- Lance Stroll (Aston Martin) – Q1
- Pierre Gasly (Alpine) – Q1
- Valtteri Bottas (Sauber) – Q1
- Guanyu Zhou (Sauber) – Q1.
Q1 – 18 minutos e cinco eliminados
Norris dominou o segmento de abertura desde o começo, enquanto as posições seguintes iam mudando: primeiro, Leclerc aparecia em segundo lugar, chegando a reduzir sua desvantagem para o piloto da McLaren de 0s1 para 0s062.
Lando, porém, seguia com mais ritmo; nem Piastri, nem Verstappen, que encerrou o Q1 na vice-liderança, conseguiram bater o britânico. Na bandeirada, Colapinto foi o único a escapar da zona de eliminação, avançando ao Q2 em nono lugar pela segunda vez em três corridas.
ELIMINADOS
16º DANIEL RICCIARDO (RB)
17º LANCE STROLL (ASTON MARTIN)
18º PIERRE GASLY (ALPINE)
19º VALTTERI BOTTAS (SAUBER)
20º GUANYU ZHOU (SAUBER).
Q2 – 15 minutos e cinco eliminados
Depois das voltas provisoriamente mais rápidas de Verstappen e Pérez, Norris deixou os boxes e anotou o tempo de referência. A sete minutos da bandeirada, porém, Hamilton o desbancou por apenas 0s078; Russell, que também deixou os boxes mais tarde, ficou a 0s2 do rival.
Restando dois minutos no segmento, o tricampeão, que teve seu primeiro giro deletado por exceder limites de pista, voltou a liderar após algum período nos boxes. Porém, Piastri o superou por 0s040. O avanço de Colapinto parou no Q2; o argentino ficou apenas em 12º. Tsunoda, que salvou-se no soar do sino, empurrou Albon de décimo para 11º – ele tendo apenas 0s024 de diferença para o décimo colocado, Fernando Alonso. Pérez não conseguiu melhorar e confirmou sua eliminação em 13º.
ELIMINADOS
11º ALEXANDER ALBON (WILLIAMS)
12º FRANCO COLAPINTO (WILLIAMS)
13º SERGIO PEREZ (RBR)
14º KEVIN MAGNUSSEN (HAAS)
15º OCON (ALPINE)
Q3 – 12 minutos e disputa pela pole