Leclerc e Russell completaram pódio; Pérez causou colisão com Sainz na penúltima volta, acionando safety car virtual e assegurando triunfo do piloto da McLaren
Se o triunfo na Hungria foi agridoce pelas ordens de equipe da McLaren, Oscar Piastri pode comemorar sem reservas desta vez: ele superou o pole position Charles Leclerc e segurou o monegasco para vencer o GP do Azerbaijão, neste domingo. George Russell chegou em terceiro lugar em pódio herdado após Sergio Pérez bater em Carlos Sainz na penúltima volta.
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A corrida se deu inicialmente, como uma disputa entre Leclerc, Piastri e Pérez, que superou Sainz na largada. Mas a tentativa mal sucedida de undercut do piloto da RBR o deixou fora da batalha que os pilotos à frente travavam.
Piastri assumiu a liderança na 20ª volta e seguiu sob pressão do ferrarista: a diferença entre eles chegou a apenas 0s3. O australiano, porém, abriu mais vantagem nas voltas finais ,quando Leclerc virou caça de Pérez. Ele conseguiu evitar uma manobra do piloto da RBR, o que abriu caminho para Sainz passá-lo. Aí, Checo encostou na roda traseira esquerda do espanhol e eles bateram.
E a crise na RBR se intensificou: Max Verstappen largou em sexto lugar e moveu-se pouco, terminando a corrida na mesma posição depois de uma briga perdida com Norris – este, pontuando ao chegar em quarto após largar em 17º. Já o tricampeão não vence há sete corridas, seu maior jejum desde 2019.
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A corrida
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Leclerc tomou distância de Piastri. Atrás dele, porém, Pérez conseguiu passar Sainz com facilidade na primeira curva para assumir o terceiro lugar da prova. No fundo do grid, quem fez uma boa largada foi Norris: de 16º, ele ganhou três posições, aparecendo em 13º; o britânico da McLaren já havia sido beneficiado com a saída de Hamilton do top 10.
O veterano da Mercedes teve que largar do pit lane porque trocou de motor; ele surgiu em 19º na primeira volta. Lance Stroll, que havia começado em 13º, sofreu um furo de pneu e visitou os boxes já na segunda volta.
A disputa pela liderança
Leclerc ampliou sua vantagem sobre Piastri para 2s6 nas dez voltas iniciais e a dobrou posteriormente, enquanto o australiano tentava afastar-se de Pérez. O mexicano tentou um undercut visando o segundo lugar e visitou os boxes na 13ª volta; a ameaça fez a McLaren acionar Norris, que conseguiu entrar na zona de pontuação em oito voltas. Três giros depois, Piastri foi chamado.
O australiano parou no momento certo e retornou na pista metros à frente de Pérez. No giro seguinte, foi a vez de Leclerc trocar os pneus. As posições se reestabeleceram com o monegasco na ponta, com 0s8 sobre Piastri: na abertura da 20ª volta, na curva 1, o piloto da McLaren ultrapassou o rival e assumiu a liderança, repelindo uma tentativa de retaliação no giro seguinte.
Leclerc precisou administrar também a pressão de Pérez a meio segundo dele. Apesar de conseguir uma folga até metade da corrida, Checo voltou a estar a menos de 1s dele nas últimas dez voltas. A três giros da bandeirada, os pneus traseiros do monegasco cederam e o rival da RBR encostou de vez.
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Era a brecha que Pérez precisava para tentar o bote, o que aconteceu na penúltima volta. Leclerc, porém, defendeu-se e isso abriu caminho para que Sainz, quarto colocado até então, o seguisse. Caindo para a posição do espanhol, Pérez foi com tudo na traseira do rival na entrada da curva e os dois bateram, acionando uma bandeira amarela.
Como Russell herdou pódio?
Russell foi ultrapassado por Verstappen na largada e caiu para quinto lugar; na volta 13, visitou os boxes com o holandês e voltou fora da zona de pontuação, em 12º. O piloto da Mercedes entrou no top 10 com os pit stops subsequentes dos rivais à frente e ficou em oitavo, preso por parte da prova atrás de Verstappen.
Ganhando uma posição com a troca de Albon na 34ª volta, George superou Verstappen na pista e subiu para quinto quando Norris fez ums egundo pit stop. Era a posição perfeita para herdar a última vaga no pódio com a batida de Pérez e Sainz, que estavam na frente dele.
Protagonistas do campeonato sofreram
Norris conseguiu se recuperar após largar do fundo do grid, mas não teve um dia fácil: aparecia em 11º na quarta volta; outras quatro depois, finalmente entrou na zona de pontuação ao ultrapassar Oliver Bearman. No 23º giro, após ganhar algumas posições, ele caiu para sexto ao ser ultrapassado por Sainz e ainda entrou na mira de Verstappen, com quem brigou pelo resto da prova.
O holandês foi de quinto a décimo após um pit stop lento na volta 13. Ele subiu três colocações e seguiu na cola do rival da McLaren, que apesar da pressão, desvencilhou-se até visitar os boxes de novo na volta 38 e colocar pneus médios. Max foi alçado à frente, mas se queixou da falta de aderência e de saltos do carro na traseira e foi ultrapassado por Norris a três voltas do fim.