Ex-piloto da Ferrari afirma que está em contato com CEO da categoria, e Mattia Binotto, CEO da Sauber, para fazer com que o jovem brasileiro consiga vaga no grid em 2025
As especulações sobre a ida do brasileiro Gabriel Bortoleto para a Fórmula 1 seguem a todo vapor, e o jovem recebeu o apoio de mais um nome forte na categoria: o ex-piloto Felipe Massa. Em entrevista ao ge, Massa admitiu que está tentando ajudar o líder da Fórmula 2 a conseguir um assento em alguma das dez equipes na próxima temporada:
– Eu prefiro sempre manter as coisas em segredo, mas eu estou enchendo o saco do Domenicali (CEO da F1), falando com as pessoas pra pegarem ele, até com o Binotto (CEO da Sauber) que trabalhou comigo na Ferrari. O que eu puder fazer pra ajudar, eu espero que a gente tenha um brasileiro na Fórmula 1 – afirmou Massa.
Bortoleto, atualmente um dos pilotos da academia da McLaren, vem sendo ligado recentemente à Sauber, que ainda não definiu um de seus nomes para a próxima temporada. Em entrevista coletiva realizada em Interlagos na sexta-feira, Andrea Stella, “chefão” da equipe inglesa, disse que não colocará empecilhos para a ida do brasileiro a uma concorrente na Fórmula 1.
Massa também fez questão de exaltar o talento do piloto brasileiro, que atualmente lidera a Fórmula 2 com 169,5 pontos, contra 165 do francês Isack Hadjar. Para o ex-nome da Ferrari, o histórico de Bortoleto o credencia a conseguir uma vaga na principal categoria do automobilismo mundial:
– Se depender de mim, ele tá lá ano que vem – continuou Massa.
Além disso, na visão de Massa, Bortoleto é um piloto com potencial para permanecer por um longo tempo na Fórmula 1:
– Ele não é um brasileiro pra uma ou duas corridas. É brasileiro pra ficar 15, 18 anos lá levantando nossa bandeira e tendo a chance de manter nossa tradição na Fórmula 1 – disse.
E não foi só Massa que fez questão de dizer que, se fosse por ele, a vaga de Gabriel Bortoleto já estaria assegurada. Na quinta-feira, o tricampeão Max Verstappen seguiu na mesma linha e ressaltou que é importante integrar os jovens pensando na mudança de regulamento prevista para 2026.